sexta-feira, 11 de abril de 2008

Pedofilia no Orkut

Ontem, estava eu futucando as notícias na internet quando encontrei a manchete na Folha On-line: Se Google não colaborar, CPI pode fechar Orkut, diz senador.

Então resolvi pegar uma carona...

Me lembro em 2005 quando em um Seminário de Tecnologia eu disse:

"É necessário apurar as responsabilidades para os casos de pedofilia no Orkut e cobrar uma postura mais agressiva da Google em relação aos mecanismos de segurança... blá blá blá... Caso investigação confirme que a pedofilia foi iniciada através do Orkut, a quem responsabilizaremos?"

Falei... em alto e bom tom. Resultado? Pensaram que eu queria colocar a culpa no Google e fechar o Orkut. Noooossa quase apanhei da nerdarada no auditório. Voaram laptops, iPods, smartphones e dados de RPG para todos os lados. Gritos de agonia e desespero foram ouvidos a dezenas de metros de distância. Foi uma cena apocalíptica digna de transmissão ao vivo: FINAL DOS TEMPOS.

Mas esta revolta foi porque eles me entenderam mal. Nahhhhh turminha... nada disso. Minha preocupação é com a facilidade para o crime. A Google precisa urgentemente pensar em algum mecanismo para bloquear essas traquinagens e nem me venha falar do esquema de denunciar perfil e comunidades - esta porcaria não funciona direito, todos sabem.

Pufff... e pior. Em uma tentativa de aumentar a privacidade e ajudar o usuário gente-boa do Orkut, colocaram um cadeado nos álbuns. Legal né... também gostei, mas isso também ajudou o criminoso a esconder seu crime e limitar o acesso ao álbum com pedofilia. Eita tiro no pé!

É necessário combater a causa e não o efeito. É como tratar doenças, onde criamos mecanismos para não adoecer pois o tratamento é complicado e nem sempre cura o enfermo.

Não basta pegar os dados do Orkut para a investigação... Este tipo de crime NÃO pode mais acontecer através do Orkut.

Como bloquear? Como regulamentar? Honestamente não sei responder, mas a sociedade precisa discutir o assunto abertamente e com urgência.

Precisamos erradicar esta prática.

obs.: erradicar a prática da pedofilia... ok? (melhor explicar antes que cause outra revolta).

2 comentários:

Mrs. Doll disse...

Entããão...
Eis que minha mentezinha doentia começa a raciocinar no sentido em que deveria (...ou não!).
Pra começar, levanto a especial questão que, na minha opinião, o Google nada tem a ver com isso (estou falando de ações diretas a serem tomadas no sentido do enfraquecimento/erradicação da divulgação de conteúdo incitando à pedofilia virtual)pois não existe em toda a internet um controle eficaz a ponto de erradicar qualquer que seja o ato ilegal. Já estive em comunidades no estilo do Orkut que adotam a política de fazer cada arquivo inserido passar por um rigoroso controle e verificação de administradores... Mas não concordam que isso, além de inviável para uma empresa do tamanho do Google, levanta a questão de uma tremenda invasão de privacidade? Eu me senti assim ao ver que uma simples foto levemente INSINUANTE (e repito: insinuante MESMO, pois nem vulgar - e vulgar tem seus níveis ainda leves - ou erótica poderia chegar a ser chamada) foi bloqueada e automaticamente excluída.
Também tenho algo a dizer sobre as denúncias do Orkut.
De fato, não funciona em 100% dos casos... Mas já vi alguns usuários banidos devido a denúncias, comunidades apagadas (inclusive uma que eu participava... era apenas engraçada - não envolvia nem humor negro - sumiu! - ainda alerto que não sei se foi o criador que apagou XD), mas acho que, para que a denúncia seja devidamente analisada, tenha que ter um número mínimo de reclamações (imaginem-se funcionários do Google. Agora imaginem o quanto ficariam "de saco cheio" de ter que analisar um perfil de um idiota qualquer só pq o outro, mais idiota ainda, o denunciou pq não vai com a cara do cidadão).
o.o just to think.....

(caramba, escrevi demais XD)

Marlon Assef disse...

Bom...

Seja como for o assunto precisa ser discutido e algo precisa ser feito.

Não dá pra continuar assim.