quarta-feira, 9 de abril de 2008

O Carro das Mulheres

Não... Não é alegoria de carnaval.


Carro das Mulheres é um vagão exclusivo para mulheres em cada trem do metrô da cidade do Rio de Janeiro. A exclusividade tem hora marcada. Diariamente nos períodos de rush, homem não entra.

Tudo começou quando algumas pessoas aproveitaram a situação enlatada dos horários de pico para se esfregar. As reclamações foram aos montes.

Como solução criou-se o tal vagão.
A partir de então, no alto-falante interno do metrô escuta-se:
"O MetroRio disponibiliza um carro exclusivo para as mulheres diariamente nos horários... blá, blá, blá ... Respeitar a lei é uma questão de cidadania. Carro das Mulheres, respeito é bom e elas merecem."

As mulheres levaram anos para conseguir a posição que hoje ocupam . Elas brigaram, protestaram, rasgaram seus sutiãs e conseguiram, com louvor os direitos que desejavam e o respeito que sempre mereceram.

Vejamos se entendem o ponto.

Depois de tanta luta para criar igualdade, uma lei cria separação.
Lei ingênua e demagoga.
Quem criou a lei não utiliza o metrô após as 18:00 horas... ahh com certeza não utiliza.
São centenas de pessoas acotovelando-se dentro de vários vagões, homens, mulheres, velhos e crianças. A visão do inferno, que alguém teve a brilhante idéia de resolver com apenas 1 vagão.

Não dá para aceitar que as mulheres sejam tratadas como gado que é separado em um cercado. Imaginem só, se para cada impasse social fosse criado um vagão (cercadinho de gado). Teríamos um vagão para mulheres, outro para negros (ou pardos), um para homossexuais, outro para deficientes físicos e muito em breve teríamos o primeiro metrô multi-sabores do planeta!

Criar elementos de segregação causa indignação e intolerância.

Ao invés de separar as mulheres em um vagão, deve-se criar mecanismos para fiscalizar e punir aqueles que abusam e assediam.

Assim é a construção da lei e da ordem, assim é a construção de uma sociedade igualitária.

6 comentários:

Lomyne disse...

Eu ia deixar um comentário, mas como já tava gigante e eu não tava nem na metade, vou fazer um post. E respondi sua garrafa lá em casa.

Marlon Assef disse...

Tá.
Depois eu pego o bilhete na garrafa.

Lady Lomyne... posta lá e me avisa.

Anônimo disse...

Essa é uma das famosas leis "cala a boca". Duvido se o cidadão que inventou isso não está lá sendo "honrado" como um de nossos governantes e enchendo a boca p/ falar: - Mulher, eu dou meu total apoio à você, e fui um dos primeiros a lutar pelo seu espaço!!!
Eita santa hipocrisia, aqui no Brasil ela é uma das mais adoradas...

=/

Lomyne disse...

template bem mais ou menos... vá, pega uma coisa mais limpa e trabalha em cima...

Anônimo disse...

Tenho certeza que o maldito autor desta lei que é o Jorge Picciani não anda de metrô nos horários de maior movimento. O que esta lei causou foi que o vagão das mulheres fica vazio e os outros lotados. Os vagões já eram insuficientes antes da lei e andavam lotados agora com a lei piorou porque tiraram um vagão dos homens e "espremeram" eles nos vagões restantes, sem acrescentar mais um vagão às composições. Essa lei antes de tudo é inconstitucional porque nossa Lei Máxima diz que não pode haver discriminação por sexo e este é um caso flagrante de discriminação contra os homens simplesmente por serem homens privando-os do direito de utilizar um transporte público. Meu desejo é que um dia esse infeliz do Jorge Picciani e todos os desgraçados que aprovaram esta lei nefasta necessitem utilizar o metrô no horário de pico e provem do seu próprio veneno. Esta lei é eleitoreira, interesseira e discriminatória.

Unknown disse...

A lei não é ridícula, mas como todas as outras leis, não é cumprida. Sou usuária diária do metrô, e no horário das 07:05 sentido zona sul, embarco na estação de são francisco xavier, e já tem três homens sentados no carro exclusivo para mulheres, no meu retorno embarco na estação de cantagalo, até a estação de arco verde, sentido zona norte, o carro é só mulheres, chegando em botafogo, embarcam homens, quando o metrô chega na cinelândia, carioca, uruguaiana, o carro exclusivo para mulheres no horário das 19:22, já está tomado pelos homens, chegando na central, os seguranças olham para o carro e fingem que não veêm nada, os homens continuam ali, sentados enquanto várias senhoras de idade estão de pé, um total desrespeito e absurdo, mas como nada aqui no Brasil é respeitado, não me assusto com mais nada. Cada povo tem o governo que merece, e nós merecemos com certeza o governo que temos, pois os cidadãos não cumprem as leis, não respeitam ao próximo e isso é uma vergonha pra nós brasileiros que cumprimos com a nossa parte...